Nós podemos reduzir sua conta de luz em até 98%
Telefone: (21) 3629-8097
Whatsapp: Clique Aqui
Por EcoSol Geração em 14/08/2020
 Pesquisadores descobrem purificação de água com energia solar

Diariamente, pesquisadores de todos os cantos procuram formas de tornar nosso planeta mais sustentável, utilizando sempre a tecnologia a nosso favor. Dentre os principais desafios, controlar a escassez de água potável pode ser um dos mais difíceis, mas podemos estar cada vez mais próximos desse grande feito.

A seguir, confira resultados de experimentos recentes, baseados em uma pesquisa iniciada na década de 1990.

 

Primeiras descobertas

A principal tecnologia desse método é o MOF. Conforme explica o professor e inventor do produto, Omar Yaghi, trata-se de “materiais chamados de estruturas orgânicas de metal, ou MOFs, e esses são construídos a partir de íons de metal que são minerais e unidades orgânicas”. Ao realizar a mistura, temos acesso a um produto poroso, capaz de “sugar” partículas de água, dispersando-as em recipientes com a ajuda de pequenas fontes de energia solar.

 

Grandes Resultados

Liderado pela Universidade Monash, na Austrália, um grupo de cientistas sofisticaram a tecnologia e utilizaram com fins ainda mais audaciosos. Com o propósito de dessalinização de um volume considerável de água, em 24hs, uma amostra de 139,5 litros por quilo de material organometálico tornou-se potável.

Ainda que os resultados positivos já fossem consideráveis com o sucesso do experimento, a equipe pôde presenciar outro fato excitante: em apenas 4 minutos, o MOF foi regenerado com energia solar, possibilitando seu reuso.

 

Benefícios a longo prazo

A invenção pode trazer grandes benefícios à população, principalmente aos que vivem em regiões mais secas e áridas, já que o produto também possui capacidade de absorção de água mesmo em clima desértico. A água não apresentou indícios do uso de elementos químicos, podendo ser utilizada para agricultura ou consumo próprio.

A EcoSol Geração busca diariamente um mundo mais sustentável e torce para que esse seja apenas o início de uma grande transformação! Deixe o seu comentário e compartilhe essa ideia.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..